quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Futebol Radiofónico

Oi para todos os leitores do blog!

No passado sábado, dia 1 de Dezembro, o Benfica recebeu no estádio da Luz, (que não se chama nem nunca se chamou estádio da Luz, mas que é mais conhecido por esse nome e por isso vou usá-lo) o Futebol Clube do Porto. O jogo foi, digamos...mau! Quer dizer, nem tanto. O jogo até foi um bom espectáculo e foi um óptimo jogo em termos de qualidade futebolística, mas o resultado sim, esse foi mau. Mas continuando a desenvolver o assunto do post: eu não tenho SporTV, pelo que tive que acompanhar o jogo através da rádio. E apesar do mau resultado, houve duas coisas que foram deveras interessantes: uma delas é a dita qualidade futebolística ao longo do jogo, e a outra, é a qualidade crítica dos comentadores de rádio. Estava eu a ouvir a Rádio Renascença, quando reparei que o comentador (cujo nome, peço desculpa, me esqueci de apontar) de vez em quando utilizava expressões bastante insólitas.

Primeiro, reparei que havia um senhor em campo, aparentemente a jogar na equipa do Benfica, que dava pelo nome de "Dávid Luís". Eu não tenho a certeza, mas para além de o mercado de jogadores estar ainda fechado, não conheço nenhum Dávid no plantel do meu clube. (sim, é o Benfica)

Depois, foi o completo descalabro, em que o senhor comentador se esmerou e ofereceu a todos os ouvintes um relato memorável que não lembraria ao Menino Jesus. Aqui ficam algumas das expressões utilizadas por esse 'génio', que sabe tão bem relatar como entreter as pessoas, e tudo isto ao mesmo tempo, com um toque que, não diria de classe, mas certamente único.

"Atirou Petit!!! Foi direitinha para o Colombo!"
"É um charuto; para o bacalhau!"
"Rodriguez, com Bosingwa está a levar o bigode"
"O Porto dá um autêntico sabonete nesta altura do jogo"
(esta foi num momento menos bom do jogo, para mim claro ^^)
"É um cruzamento que sai a pingar ao 1º poste"
"Quaresma faz tudo. Come adversários...come entre aspas, faz tudo"
"Chovem laranjas. Laranjas, tangerinas, clementinas..."
"Aproveita para ver se essas laranjas são doces, porque aquelas do bar da rádio..."
(pelo menos não comem as cascas...não é tangerina? ^^)
"Se não sair Sektioui eu vou a pé para casa"
"É um bombom para Helton. É uma clementina para Helton"
"Ui, que trolitada! Já tinha dado um toque e toma lá um fresquinho, que é amarelo!"
"Diz o argentino: "MAMA MIA!""
"Vem aí o fetiche! O Ganês Norte-Americano"

Estas e muitas mais falas memoráveis que me devem ter com certeza escapado fazem deste comentador (como, admitamos, a maioria dos comentadores de jogos de futebol nas rádios em Portugal) um autêntico performer, que não só relata o jogo com eficiência (ele debita palavras a uma quantidade e velocidade enormes...) como também contribui para o bom-humor dos ouvintes. Assim sim, qualquer jogo, por mais chato que seja, ganha interesse. Pois bem, que continue com o bom trabalho, eu estou cá pra aplaudir, e para me rir um pouco também. ^^

6 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOL

tá engraçado tá xD melhor mesmo são:

"Ui, que trolitada! Já tinha dado um toque e toma lá um fresquinho, que é amarelo!"
"Diz o argentino: "MAMA MIA!""

Ai ai, que trolitada xDDD

Ainda me lembro de uma, que fica na memória, mas acho que foi na Antena 1, num jogo do Benfica também, em que o comentador dizia (e não parava!!) algo do género:

-"Aí vai o girafa Luisão!"
-"Girafa cabeceia!"

Enfim, aquilo não se chegou a tornar um jardim zoológico porque ele nao disse mais animais, mas se fosse contra o Porto e tivesse lá o Adriano a marcar golos, aí sim, o verdadeiro macaco Adriano revela-se!!^^

Beijinhos

City disse...

Renascença? Rádio Clube é que é !!
Ainda assim cada locutor tem suas manias (e os que não as têm vão ser despedidos xD) e todas elas são do mais hilariante que há xD

Unknown disse...

É este ?

http://www.rr.pt/PopUpMedia.Aspx?FileTypeId=1&FileId=235435

"Agora sim o meu chapéu de coco!"
Muito bom este post :)

An0rMaL_DoX6070 disse...

Esse mesmo!
É impossível ouvir isto com seriedade! x'D

Anónimo disse...

viva o futebol radiofonico abaixo o canal dos ricos sport.tv... ao menos a radio é do povo e ainda dá para rir. e já agora viva o golorioso S.L.B

Ricardo Costa disse...

Chama-se Pedro Sousa e é, na minha opinião, o melhor relatador português. Sem dúvida.