sábado, 15 de dezembro de 2007

Agora falando a serio...

Boas o/

Antes demais queria pedir desculpa pela demora a fazer um novo post...mas a imaginação não abunda para estes lados...mas aqui vai =D
Eu tenho a perfeita noção que esta opinião é partilhada por maior parte da sociedade (e cada vez esse número aumenta mais feliz ou infelizmente). A única diferença entre eu e o resto das pessoas é que eu escrevi um post no esgotocitadino.blogspot.com sobre isso xD
Mas enfim...aqui vai o assunto em si. O Natal é uma festividade que, ao longo dos tempos, tem sido distorcida e adaptada cada vez mais á realidade do povo. Senão vejamos...segundo a wikipédia:

"Há não muito tempo o Natal surgiu como forma de aquecer o mercado consumidor num período que não havia muitas vendas, devido as festas de final de ano (hemisfério norte) ou pelas férias (hemisfério sul). Desta forma a celebração do Natal está surgindo como mais uma ferramentas de marketing, e por este motivo o foco na celebração, na festa da família e do encontro dos amigos, faz com que pessoas solitárias ou que recentemente sofreram perdas possuem uma tendência mais forte para ficarem em depressão durante o Natal."

Esta é a realidade e, infelizmente, vai continuar a piorar. Felizmente há quem não pense assim no meio desta sociedade consumista. Retirando um exemplo de um blog que tenho visto com regularidade:

"Chega a família. Rimos. Comemos bacalhau com couves. Os mais antigos vão à missa do galo. À meia-noite de volta da lareira abrimos prendas e rimos outra vez. Alguém trouxe um filme de família para vermos. [...] Às cinco da manhã, com sorte, vamo-nos deitar. Às nove acordam os mais velhos para irem à missa de Natal. Come-se peru. Rimos mais um bocado."

Por acaso lembram-se de, ainda no tempo em que o escudo reinava em Portugal, alguém se queixar de que o Natal era uma época totalmente hipócrita? Não! Pois nessa altura o custo de vida Português era razoavelmente bom e nenhuma família tinha quaisquer problemas em andar o ano inteiro, mesmo fazendo uma vida normal e sem "passar fome", a poupar algum para proporcionar um Natal como deve ser á família. Então o que mudou? A moeda...e com ela o custo de vida. Pois passar de um momento para o outro de uma moeda de valor inferior á maioria das moedas europeias para uma das moedas mais valiosas do mundo e o custo de vida ficar exactamente na mesma...já pra não falar no raio do défice que veio instalar uma autentica crise no país. E a culpa disto é apenas de uma e somente uma entidade: A Igreja Cristã.
Não sendo cristão (nem sequer acreditando em nenhuma religião que seja) não devo ser a melhor pessoa para falar sobre a mesma...mas como ser da sociedade tenho uma opinião e, diga-se de passagem, é relativamente má. Acho indecente que, num país cristão em que vivemos (e não tentem negá-lo pois se não fosse esse o caso não haveria uma transmissão televisiva todos os domingos de manhã de missa) a igreja ter tão pouca influência sobre os seus crentes ao ponto de deixar que os mesmas manipulem e distorçam uma tradição por eles criada (eles a igreja como é obvio xD ). Senão vejamos o verdadeiro significado do espírito natalicio:

"O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.
"

Depois disto tudo digam-me...será que tenho razão ?
_____________________________________________________________________________________

Agora tempo de algo novo. Um espaço no final dos meus posts onde vou indicar uma banda que marcou a música em geral ou somente a minha pessoa. E, como é a primeira vez que ponho esta rubrica em prática, nada melhor que começar por referenciar uma das melhores bandas de todo o sempre... os GRANDES Pink Floyd!
É graças á influência musical do meu pai que oiço estes tipos e não me canso de os ouvir. Aqui ficam 2 musicas que, para mim são as melhores:



Era também para pôr o Shine on you crazy diamond mas como a musica tem cerca de 17 minutos e 24 megas não encontrei nenhum sitio onde fazer o upload :S

3 comentários:

An0rMaL_DoX6070 disse...

Oi!
Em primeiro lugar tenho que dizer que este é bem capaz de ser o post que eu mais gostei feito por ti... não sei, gosto. Se leres o texto enquanto tocas a música então é algo de divinal. =)

WELL DONE! =D

Depois, eu lembro-me de quando era pequeno, em que durante a época do Natal todos nos juntávamos e aquecia-mo-nos na lareira. Depois do jantar iam todos à missa. Eu ficava em casa com alguém que tomava conta de mim. À meia-noite abriam-se as prendas, comia-se mais e bebia-se café com filhoses. (Eu adorava café com filhoses! =P)
Eu não sou católico, nem sequer sou religioso, mas gostava do Natal por aquilo que simbolizava. Pelas luzes e decorações. Pelo facto de estarem todos juntos. Pela comida, pela bebida, por todas essas coisas que o caracterizam. E gostava também por causa das prendas, que eram uma das muitas atracções dessa quadra.

Bem, este ano vou passar pelo Natal... tal como no ano anterior, e no outro antes desse...sem o passar. Agora, todos nos juntamos, jantamos. Ninguém vai à missa (não os condeno por essa parte, eu próprio não iria), abrem-se as prendas às 23h ou algo assim, porque a ansiedade é imensa, e não se pode esperar para ter aquilo que se quer. Há uma ENORME! (o ENORME! está ali muito bem) pilha de prendas para cada criança (crianças...com 12, 13, 15, 17, etc....) há uma pilha para o resto das pessoas. Todos abrem e agradecem. Pouco depois, às 1h, vão todos para casa dormir. No dia seguinte comemos juntos, e só...

Parece que fica mal não dar algo a todas as possíveis crianças que possamos conhecer. Dantes, davam-me uma nota de 500 Escudos e diziam-me:
"Toma Ricardo, não tenho muito mais. Eu sei que parece pouco, mas se juntares vais ver que valerá a pena" (O meu pai ficava-me sempre cm as notas...na altura não me agradava muito, mas agora até compreendo... ^^)
Hoje em dia se se der o equivalente (2.50€), levamos com uma cara de enjoo e ainda nos chamam unhas de fome nas costas...
Eu compreendo a parte em que se goste das pessoas e se queira dar algo que lhes agrade, mas isso não se devia singir à família mais chegada? Do género, de pais para filhos e entre casais, e pronto... o resto podia muito bem ser lembranças. Mas não...
Quanto à cena da culpa da Igreja Católica, bem, convenhamos que "publicitar" o Natal seria óptimo para eles. No entanto, o Pai Natal venceu o Menino Jesus em termos de simbolismo natalício há imenso tempo. E o pobre messias recém-nascido já poucas vezes passa pela cabeça de muitos de nós.

Então andaste a ver o blog da minha madrinha Martinha hein!? xD
Fazes bem, vêem-se lá coisas engraçadas... não fosse de quem é.
=P

Para finalizar, e porque isto já vai demasiadamente extenso, queria dizer que a escolha de música foi excelente, e que isto promete caso a rúbrica continue a este nível...

É "só"!
Finally... =P

Bem, até ao próximo post! (que não será certamente tão bom como este =])

*****
[[[]]]

16 de Dezembro de 2007 0:43

Anónimo disse...

Oi

Eu vim cá à pressa xD bem, eu gostei do post. Mas também não tenho muito mais a dizer porque cá em casa nao se festeja o Natal no sentido religioso (senão vai aqui contra as regras xD), mas tambem nunca passei nenhum Natal daqueles que se passa com a familia e que tamos todos super felizes. Para ser sincera, o Natal é só entregar e receber prendas, a meu ver.
I guess that's all..

Beijinhos

Marta disse...

Bem, primeiro de tudo... obrigada pela publicidade... :)

Relativamente ao resto do teu texto, devo dizer que não concordo com a parte de que a Igreja é culpada pelo dito "consumismo extremo do Natal". Culpados são os que se dizem ateus, os que dizem não acreditar em nada, mas subitamente, quando cheira a dia de receber prendas, toda a gente se torna religiosa e trocam prendas em honra ao menino Jesus que faz 2007 anos. ^^
Pois, o estado devia ser laico... mas as nossas férias são as "férias de Natal", não são "férias de Inverno"...

É a minha opinião. Os verdadeiros católicos não ligam a prendas, acredita, porque eu não o sendo, vivo rodeada deles...

Beijo, e obrigada mais uma vez.^^